Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Bom para gulosos! Bolos.


Coberturas para bolos de casamento

Apesar dos docinhos fazerem mais sucesso com quem come, a grande estrela das mesas dos casamentos é sempre o bolo. Existe uma grande variedade de tipos de coberturas, com sabores e estilos diferentes, e cada uma cai bem pra tipos variados de eventos.
Pasta americana
É a mais comum nos bolos aqui no Brasil. Também chamada de fondant, vemos na maioria das vezes na sua cor original, branca (apesar de poder ser colorida da cor que se quiser). Com ela se fazem os bolos com uma textura lisa perfeita, tem o melhor acabamento estético entre as opções. Os franceses tem pavor da pasta americana – é feita basicamente de açúcar e glucose, o que a torna uma cobertura doce demais. Além disso, ela não suporta umidade, então não pode ser refrigerada, e os bolos tem que ser mais secos, sem grandes camadas de recheio. Algumas confeiteiras famosas enviam caldas para que os bolos sejam regados ao ser partido, para que eles não sejam tão secos e sem graça ao serem comidos.
Buttercream
Uma das mais comuns nos Estados Unidos, não é muito utilizada por aqui. É um creme feito com base em muita manteiga, dando uma textura muito cremosa e suave. É mais saboroso, mas não resiste às altas temperaturas do nosso verão, por exemplo, além de ser bastante gorduroso.
Merengue
Existem 3 tipos dele: o francês, mais leve, o suíço, mais firme e o italiano, o mais estável entre eles. Dá um acabamento mais rústico, o que é interessante, dependendo do estilo que se procura. Assim como o buttercream não resiste a muito calor.
Glacê Real
Feito com base em clara de ovo, suco de limão e açúcar de confeiteiro, ainda é usado para fazer muitos detalhes precisos e rígidos em decoração de bolos. Todos os casamentos reais na Inglaterra tem o glacê real como cobertura e decoração, salvo o último deles, de William e Kate, que foi coberto com pasta americana (mas decorado com glacê real!). É bem difícil de trabalhar, exige confeiteiros muito hábeis!
Chocolate
É a mais gostosa das coberturas! Não aguenta muito calor e não dá pra fazer muitos detalhes de decoração, mas pra quem procura um bolo saboroso por dentro e por fora e com estilo mais moderno, talvez o chocolate seja a opção ideal.
Naked Cake
Esse já ficou bem conhecido por aqui desde o ano passado e ele é… sem cobertura! Por isso mesmo, ele exige alguns cuidados no transporte e na montagem. O ideal é montar mais na hora para que não resseque o pão de ló exposto. Costuma receber mais recheio e é uma opção bem rústica, ficando bonito decorado com muitas frutas e flores.

Seja qual for o estilo que preferir para o seu casamento, leve em conta os prós e contras de cada uma das coberturas. Afinal, um casamento perfeito pede um bolo perfeito – não só em beleza –, mas no sabor também!
Créditos da publicação para : Gui Poulain.

0 Diga uma coisinha!: