Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bom de saber!







No Brasil, já existem iniciativas, tanto do poder público quanto da sociedade civil, de trazer transparência política através da disponibilização de dados públicos na Internet. Entre eles o Transparência Brasil e o Portal de Transparência do Governo Federal. Inspirado em iniciativas bem-sucedidas como opencongress.orgnos EUA e votewatch.eu na UE,  o Atlas Político é uma ferramenta nacional que monitora a atuação dos mais de 22 mil políticos brasileiros que estão concorrendo às eleições de 2014.

A principal dificuldade é que para o público não-especializado, os indicadores são as vezes complicados, sendo difícil de entender o que eles medem de fato e como foram desenvolvidos. Além disto por vezes as buscas são intuitivas.
No caso do Atlas Político os dados da Câmara, do Senado e do TSE são coletados e traduzidos em indicadores de fácil entendimento que medem a performance dos políticos. Os candidatos são expostos a um mapa de afinidade ideológica criado a partir de dados de votações analisados pelos algoritmos da plataforma.

0 Diga uma coisinha!: