Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

domingo, 22 de janeiro de 2012

PEQUENA E CHEIA DE ENERGIA.

A Electree é uma escultura moderna que imita um bonsai. As “folhas” são feitas de painéis fotovoltaicos que, ao receberem energia solar a transformam em energia elétrica, assim, o dono da pequena árvorezinha pode recarregar seus dispositivos móveis sem o uso de qualquer outra energia que não seja a luz.

O designer francês Vivien Muller acertou em cheio, mais um desses projetos que nos deixam encantados com a leveza e inteligência com que foi criado! A estrutura está equipada com 42 células, o que é equivalente a uma superfície total de 2178 cm². A energia produzida pelo painel durante o dia é armazenada em uma bateria que fica escondida na base do produto e, uma vez carregada, esse acumulador alimenta uma porta USB.


O projeto é entregue em módulos magnetizados, e você encolhe como quer montá-los para criar a sua própria árvore. É possível produzir um número infinito de formas diferentes, e arrumá-las de acordo com suas preferências, otimizando a orientação das células para aumentar a eficácia do bonsai.



O uso ainda é estritamente limitado para ambientes internos e se analisarmos a Electree pensando em um indivíduo isolado, talvez seu resultado seja quase insignificante. Se formos mais adiante, o que você acha que aconteceria caso um prédio inteiro deixasse de carregar celulares ou aparelhos de MP3 nas tomadas e o fizessem usando simplesmente a luz do Sol? E um bairro todo? Uma cidade? Um país…, ou ainda o que aconteceria se o bonsai fosse produzido na escala de uma árvore real?

Pois é, caminhos para evitar o desperdício nós podemos já ter encontrado, o que falta agora é acelerar o passo para a conscientização e a mudança de hábitos de cada vez mais pessoas!

0 Diga uma coisinha!: