Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bom de saber! Diet ou light?

Foto reprodução

O que , afinal, difere um produto do outro?

Diet: de acordo com a legislação, o termo pode ser utilizado em alimentos produzidos para indivíduos com exigências físicas e/ou que sofrem de doenças específicas. Nesses casos podem ser incluídos alimentos indicados para as dietas com restrição dos nutrientes carboidrato, gordura, proteínas e sódio, alimentos exclusivamente empregados para controle de peso e alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcar. Ou seja, dizer que o alimento é diet não significa dizer que ele é sem açúcar. É fundam,ental ler o rótulo do produto para se certificar que esteja escrito “sem adição de açúcar ou zero açúcar’, para que diabéticos possam fazer uso do mesmo.

Light: o termo pode ser utilizado em alimentos produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico e/ou os seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes. Na maioria das vezes, os alimentos light têm menor valor calórico se comparados ao produto tradicional, mas essa informação deve ser verificada na tabela nutricional para confirmar se a redução é significativa e justifica a substituição do alimento convencional pelo diet ou light.

Vale lembrar que se no rótulo vier escrito Light/sem adição de açúcar esse produto é também indicado para diabéticos.

Não deixe de ler TODAS as informações contidas no rótulo do produto, pois elas são fundamentais para a escolha do produto correto.

Fonte: Flávia Morais, nutricionista Mundo Verde Franquia

0 Diga uma coisinha!: