Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sábado, 26 de março de 2011

Comida que cuida.

Quem tem criança com algum problema que envolve restrição alimentar já sabe: é necessária muuuuita criativade na hora de montar o cardápio da família. E o máximo de cuidado para prestar atenção no que pode, o que não deve ser ingerido, o que ajuda no momento do tratamento e até o que ameniza os sintomas e reações, como diárreia e enjôo. Pensando nisso, a Safoni-Aventis criou a coleção Comida que Cuida para adultos e crianças com câncer, diabetes ou problemas no coração. São 3 livros gratuitos que você pode baixar. Neles, além de informações sobre o respectivo problema, escritas de forma muito bem humorada e com ilustrações divertidas, você vai encontrar receitas deliciosas elaboradas por nutricionistas.

Abaixo, conheça o link e uma receita saborosa de cada livro…

Comida que cuida 1 – Câncer

Risoto de Abóbora

(para quem precisa de uma dieta leve e é vegetariano)

1 colher (sopa) de azeite

4 colheres (sopa) de cebola picada

1kg de abóbora descascada e cortada em cubos pequenos

1,5 l de caldo de legumes

sal a gosto

2 xícaras (chá) de arroz

4 colheres (sopa) de manteiga

1/3 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso

salsinha

Em um panela, aqueça o azeite, doure a cebola e misture a abóbora. Cozinhe por 2 a 3 minutos, mexendo sempre. Adicione o caldo de legumes, o sal e deixe ferver. Diminua o fogo e cozinhe até a abóbora ficar ligeiramente macia. Aumente o fogo e, quando levantar fervura, coloque o arroz. Mexa bem e cozinhe em fogo baixo até o arroz ficar com consistência firme. Desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo. Polvilhe com salsinha. Rende 6 porções.

Comida que cuida 2 – Diabetes

Salame de Chocolate

(em cada porção - calorias: 142 Kcal; proteínas: 3g; carboidratos; gorduras: 8g)

3 gemas

1/2 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão

1/3 de xícara (chá) de margarina light em temperatura ambiente

1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar

1 embalagem (140g) de biscoito triturado tipo wafer sabor chocolate sem açucar

1 colher (sopa) de rum

Leve na batedeira as gemas com o adoçante até ficar uma mistura clara. Junte aos poucos a margarina e bata mais. Retire da batedeira, acrescente o cacau peneirado, o biscoito e o rum e misture bem. coloque sobre uma folha de papel alumínio e embrulhe bem, no formato de salame. Leve para gelar por aproximadamente 5 horas. Desembrulhe e corte em fatias. Rende 18 porções.

Comida que cuida 3 – Coração

Talharim ao molho de cream cheese

(em cada porção - calorias: 237 kcal; gordura totais: 0,8g; colesterol: abaixo de 50mg; fibras: abaixo de 50mg; sódio: 51mg)

500 g de talharim

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de cream cheese light

1 colher (sopa) de queijo cottage

1 colher (sopa) de margarina light

2 dentes de alho espremidos

1 1/2 xícara (chá) de leite desnatado

2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada

pimenta-do-reino a gosto

Cozinhe o talharim em água fervente, sem sal e sem óleo. Escorra e reserve. Derreta a margarina e refoque levemente o alho. Junte a farinha peneirada, mexendo sempre. Acrescente o leite aos poucos, mexendo devagar até engrossar. Adicione o cream cheese e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo e adicione o queijo cottage, mexendo devagar. Coloque o talharim em uma travessa, despeje o molho e mexa com cuidado. Salpique com salsinha e pimenta-do-reino e sirva em seguida. Rende 2 porções.

0 Diga uma coisinha!: