Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ai, minhas costas!

A região lombar é alvo constante de dor? Então conheça alguns tratamentos alternativos que prometem dar fim ao tormento.

Ilustração: shutterstock

Segundo dados recentes da Escola Nacional de Saúde Pública, instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), a dor nas costas é a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Para se ter ideia, 36% da população sofre com esse martírio. O problema é que nem todo mundo busca tratamento, e o que começa como um pequeno desconforto pode se transformar em motivo de cirurgia.

Estudo indica que 36% da população brasileira sofre de dores lombares

Causas e tratamentos

Entre os fatores que servem de gatilho para o quadro estão: excesso de peso, fraqueza, estresse, quedas e má postura.

A seguir, conheça técnicas promissoras que atuam como coadjuvantes, mas se destacam no tratamento e na prevenção das dores na região lombar.

Acupuntura

Foto: buddha spa / divulgação

O que é

De origem chinesa, a técnica emprega objetos como agulhas, ímãs, pastilhas de silício e sementes para tratar os meridianos do corpo, ou seja, os canais de energia. Isso porque a presença de dores e outros males é entendida como desarmonia no fluxo de energia em várias regiões corporais.

Como ajuda

É considerada uma excelente opção para quem sofre com dores lombares, pois relaxa a musculatura.

Quem pode fazer

Não há contraindicações, mas sim, cuidados: preste atenção se as agulhas são descartáveis e exclusivas para cada pessoa

Quiropraxia

O que é

A profissão se dedica essencialmente ao estudo do sistema nervoso e sua relação com as demais partes do corpo por meio da coluna vertebral.

Como ajuda

O tratamento tem como objetivo corrigir o desalinhamento vertebral - fator que provoca compressão e irritação nos nervos - com a ajuda de movimentos bem específicos, que podem ser realizados manualmente ou em aparelhos.
Shiatsu

O que é

Foto: buddha spa / divulgação
A massagem de origem japonesa, que significa "pressão dos dedos", tem caráter exclusivamente preventivo.

Como ajuda

Quando bem empregada, proporciona grandes benefícios para quem tem dor na coluna, pois é profunda e precisa. Ao relaxar a musculatura, favorece a harmonização do corpo e a redução do mal-estar.

Quem pode fazer

O shiatsu só não está liberado para pessoas com câncer, diabetes e osteoporose sem cuidados médicos.

Pilates

Foto: The pilates studio brasil / divulgação

O que é

O método alia condicionamento físico e mental. Os exercícios fortalecem e alongam os músculos ao mesmo tempo, trabalhando a relação e o equilíbrio das partes interiores e posteriores do corpo.

Como ajuda

O fortalecimento e o alongamento do abdome e da musculatura de sustentação da coluna restabelecem o espaço entre as vértebras, levando a um melhor posicionamento e uma nova organização da postura - fatores que aliviam o desconforto na região. Outras mudanças bem-vindas são: cintura mais fina, parede abdominal firme e plana e pernas e braços tonificados.

Quem pode fazer

Crianças a partir de 10 anos, jovens, adultos e idosos.

Faça em casa

A fisioterapeuta do Instituto Vita, em São Paulo, dá dicas para manter a região lombar livre de problemas

Senta e levanta: a coluna lombar sofre maior compressão quando estamos sentados. Sendo assim, é importante levantar de tempos em tempos para diminuir essa pressão.

Faxina segura: ao realizar tarefas domésticas, como lavar louça ou roupa, procure apoiar um dos pés em uma superfície mais alta para não sobrecarregar a lombar.

Transportando carga: quando pegar algo pesado localizado em prateleiras altas, suba em uma cadeira ou escada para alcançá-lo. Agora, se precisar abaixar para pegar ou depositar o objeto, lembre-se de contrair o músculo transverso - encontrado na região abdominal, o mesmo que ativamos para segurar o xixi - para proteger a coluna.

Travesseiro no lugar certo: se dormir de bruços, coloque o travesseiro embaixo da barriga. Caso a posição preferida seja de lado, acomode-o abaixo dos joelhos. Ao apoiar a cabeça sobre o objeto, a altura deve ser neutra, ou seja, não pode haver inclinação para baixo e nem para cima.

Na hora de levantar: quando o despertador tocar, obedeça à seguinte sequência: vire-se de lado, empurre o colchão com ambas as mãos e, ao mesmo tempo, vá dobrando os joelhos e tirando os pés da cama para sentar-se.



0 Diga uma coisinha!: