Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Traição masculina: o perfil dos infiéis

No que diz respeito à infidelidade... os homens não são todos iguais. Você vai conhecer as novas - e distintas - motivações masculinas para cometer essa prática ameaçadora.

Traição masculina: o perfil dos infiéis

ALICE: Como? Como isso funciona? Como você foi capaz de fazer isso (...)? Dan tenta pensar numa desculpa. (...)
DAN: Eu me apaixonei por ela, Alice.
ALICE: Ah, como se não tivesse escolha? Existe um momento, sempre existe um momento [em que você avalia] "Eu posso fazer isso, eu posso me entregar ou eu posso resistir". Não sei quando foi seu momento, mas aposto que teve um. Vou embora.Dan bloqueia a porta.
DAN: Não é seguro lá fora.
ALICE: E é seguro aqui?
DAN: E as suas coisas?
ALICE: Não preciso de "coisas".
DAN: Aonde você vai?
ALICE:Desaparecer.

Reconheceu o diálogo acima? É de uma cena do filme Closer - Perto Demais. Nela, Dan (Jude Law) confessa à sua namorada, Alice (Natalie Portman), que estava tendo um caso - com Anna (Julia Roberts) - e tenta justificar. Ela retrata uma das dores mais cruéis da traição: imaginar aquele momento em que o homem da sua vida simplesmente esquece que você existe e se deixa envolver por outra mulher. Por que fez isso? Como foi capaz? Não pensou nas consequências? Já não me ama mais? Se no passado eles traíam por se acharem no direito de se divertir, hoje a questão é mais complexa (até porque essa "atividade" já não é exclusiva dos meninos). Tanto que tornou-se impossível generalizar e encontrar uma justificativa única para cem por cento dos casos de infidelidade. Há diversos mecanismos que fazem um homem pular a cerca.

O imaturo

Como ele é: Jovem, na faixa dos 20 aos 25 anos, quer aproveitar a vida ao máximo e pontuar - leia-se transar - com muitas garotas.

Sua frase típica: "Neste fim de semana peguei várias."

Por que decide trair: Está focado no próprio prazer e deseja mostrar aos amigos que é o bom. Mais do que sexual, seu objetivo é competitivo. "Por um lado, tem necessidade de fincar raízes; por outro, privilegia o fast love, o consumo rápido, que o satisfaz", diz o psiquiatra italiano Willy Pasini em seu livro Amores Infiéis - Psicologia da Traição (Rocco). Sua personalidade está em formação e a infidelidade é consequência disso.

Como age: Em seus relacionamentos clandestinos, geralmente não sente aquela paixão avassaladora. O sexo é feito de maneira mecânica, como num videogame. Pode dizer que está envolvido e, logo depois, sentir a mesma empolgação por outra.

O dividido

Como ele é: Não está feliz em seu relacionamento estável - casamento ou namoro de anos -, mas também não tem coragem de terminar. Faz o tipo monogâmico. "Para ele, a esposa é, ou deve ser, tudo: amiga, amante, companheira, cúmplice", analisa Mirian em um livro. "Ela deve ser o equivalente a todas as mulheres do mundo, sem faltas ou vazios que poderiam ser preenchidos por outras. Ela é única, especial, plena, insubstituível. Apenas crises conjugais ou pessoais justificariam a presença de outra mulher, o que provocaria uma ruptura do casamento", completa.

Sua frase típica: "Minha mulher não me dá mais a mesma atenção."

Por que decide trair: Pode ser que o sexo com a oficial tenha se tornado escasso. Ou a paixão tenha acabado. E ele não consegue administrar a mudança de fase pela qual a relação está passando. "Depois de três anos, a dopamina (hormônio da base do desejo) é substituída pela oxitocina (hormônio da ternura), que desloca biologicamente o amor de um casal para sentimentos menos arrebatadores, como a ternura e o respeito pelo outro", explica Pasini. "Mas há homens e mulheres que não se contentam com o novo ritmo ditado pela oxitocina e pelo afeto. Têm necessidade de se sentir apaixonados e, por isso, seguem o coração", diz o especialista.

Como age: Com covardia. E se sente vítima da situação. Esconde a traição e fica nesse impasse até que a mulher descubra. Às vezes, deixa rastros de suas escapadas, pois, inconscientemente, prefere ser flagrado a tomar a iniciativa de assumir que não está satisfeito.

O aventureiro

Como ele é: Tem a convicção de que o homem deve ter várias mulheres sempre. É o típico Don Juan. "Para ele, a infidelidade é decorrente de uma necessidade interior, da natureza masculina, e não está relacionada a nenhum problema do casamento", fala a antropóloga Mirian Goldenberg, autora de livros como Por Que Homens e Mulheres Traem? (BestBolso).

Sua frase típica: "O instinto do macho é a poligamia. Não posso ir contra isso."

Por que decide trair: Para viver fortes emoções sempre. "Há pessoas que costumo chamar de sensation seekers - caçadores de sensação -, que vivem na permanente busca de sensações excitantes, que exigem muito do casamento", conta Pasini.

Como age: Topa tanto sexo sem compromisso quanto casos duradouros. Gaba-se por saber fazer cada mulher se sentir única. Por estar confortável na posição de traidor, joga charme e pode ser considerado irresistível.

O ocasional

Como ele é: Casado, tem um discurso do marido cem por cento fiel. Vive uma relação estável, feliz, mas sente falta de um friozinho na barriga de vez em quando.

Sua frase típica: "Foi mais forte que eu."

Por que decide trair: Graças a circunstâncias propícias, para liberar uma vontade reprimida, se energizar. "Para alguns, hoje, trair é como tomar um comprimido de aspirina quando se tem dor de cabeça", compara Pasini. "É um divertimento excitante para a nostalgia conjugal, um ‘arrepio’ de erotismo e de novidade, o desejo de fugir à ‘realidade’ da realidade. Muitas traições advêm de um lapso de tempo tão curto que podem ser definidas como traições relâmpagos", comenta o psiquiatra.

Como age: Investe em transas casuais e se aproveita de situações passageiras, como viagens de negócios.

Fonte: Nova Cosmopolita


4 Diga uma coisinha!:

Iliane disse...

menina..que texto perfeito!!!!parabens..êsse perfis todos..é a didatica..do homem traidor!!!!odiosos todos eles!!!!..e..ainda quando trai.a culpada ainda é a gente!por isso ele traiu!!afffff..nimguem..alias..mulher nenhuma merece passar por isso!!!bjus amiga..bom feriado...li

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

É verdade amiga. Todos merecem ser felizes!!
Grande beijo. Saudades!

Renata disse...

Eu sou do time da Arlete...é Arlete? Aquela nordestina...ou era uma mineira da peste? KKKKKKKK!!!!!Aquela do airbag, do email que voce me mandou? kkkkkk!!!!!

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

:) :)