Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Uma câmera fotográfica digital Nikon (dessas amadoras mesmo), um balão inflado com gás hélio, sensores de localização, computadores conectados ao Google Earth e um orçamento de US$ 150,00. Bastou isso para que um grupo de estudantes de uma escola secundária da Espanha conseguissem realizar uma experiência no mínimo extraordinária.

Com a lista de material a cima, eles montaram o equipamento necessário para fazer subir um balão até a estratosfera e tirar fotografias impressionantes da Terra. A idéia era atingir cerca de 10 mil metros, a mesma altitude que alcança um avião comercial. Mas as condições atmosféricas foram favoráveis e o balão atingiu 20 mil metros. Neste ponto ele começo perder altitude e há 10 quilômetros do ponto de onde foi lançado caiu, com a máquina e o cartão de memória intactos. O resultado do trabalho, batizado de Meteotek08, pode ser visto aqui e já ganhou a simpatia e atenção de cientistas de uma universidade americana.

Fonte: The Telegraph

0 Diga uma coisinha!: