Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sintomas do excesso de luz



Sua planta está murchinha, sem vida ou com aquele aspecto feio?
Pronto! Fique alerta pois sua planta pode
estar recebendo mais luz do que gostaria.

Aqui veremos os sintomas do excesso de luz.

Amarelamento/verde pálido das folhas em geral:


Observamos nesta peperômia o amarelamento das folhas em geral. Esta é uma espécie pendente que se desenvolve melhor em interiores ou sob a copa das árvores (luminosidade indicada: sombra).

Nas fotos menores, a bromélia aequimea, indicada para meia sombra, perdeu o tom verde prateado das folhas e se tornou amarelada (também apresenta manchas marrons). A jiboia cedeu seu tradicional tom verde manchado e brilhante para uma cor mais amarela..

Planta murcha, mesmo com boa irrigação:


Esta pileia está com aspecto de planta murcha, apesar de bem irrigada. Este é outro sintoma típico do excesso de luz, que aqui se soma ao verde pálido das folhas. A espécie, também conhecida como planta alumínio, é indicada para cultivo em meia sombra.

O lírio da paz e a samambaia também estão com aparência de planta murcha, causada pelo excesso de luminosidade. As duas espécies se desenvolveriam melhor na sombra.

Manchas marrons nas folhas:


Neste lírio da paz, vemos manchas marrons, com partes mortas, bem características de queimaduras provocadas pelo sol, aliadas aqui ao amarelamento das folhas. O lírio da paz é uma espécie que não tolera sol direto (planta de sombra).

Nas fotos seguintes, verificamos as manchas marrons na folha do mini antúrio e nas pequenas folhas da avenca, duas plantas indicadas para meia sombra. O antúrio está amarelado e a avenca, além de queimada, apresenta um tom pálido.

Retorcimento das folhas/brotos novos:


A jiboia apresenta folhas retorcidas, mais um sintoma de luminosidade excessiva. Nesta foto observamos também as folhas amareladas e as manchas marrons. Esta trepadeira é muito utilizada em interiores e a luminosidade indicada é meia sombra.

Nas fotos seguintes verificamos as mesmas características: queimaduras marrons e plantas amareladas de maneira geral, tanto a jiboia quanto o lírio da paz, ambas cultivadas inadequadamente sob sol pleno.

Mas é bom lembrar que a planta é um ser vivo e um mesmo sintoma

pode significar um problema com origem diversa.

Então, devemos ter cuidado na identificação das

causas, antes de apontarmos as soluções.



0 Diga uma coisinha!: