Pages

RSS
"A Era da Informação oferece muito à humanidade, e eu gostaria de pensar que nós nos elevaremos aos desafios que ela apresenta. Mas é vital lembrar que a informação -- no sentido de dados brutos -- não é conhecimento, que conhecimento não é sabedoria, e que sabedoria não é presciência. Mas a informação é o primeiro passo essencial para tudo isso."
Arthur C. Clarke

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aprenda os códigos da linguagem virtual e entenda melhor seu filho

Aprenda os códigos da linguagem virtual e entenda melhor seu filho

E-mail? Esqueça! O mundo dos adolescentes é o MSN, o Orkut, os torpedos cifrados pelo celular, as mensagens em português irreconhecível. Veja as recomendações dos especialistas para que a tecnologia não afaste sua família.

Eliana faz linha-dura com a filha, Bianca: “Se não conheço, não deixo adicionar como amigo”

Antes de ir para a escola, lá pelas 7 da manhã, Bianca Branco, 14 anos, de São Paulo, dá um jeitinho de ligar o computador para ver quem xeretou seu Orkut, se tem recados novos ou amigos para adicionar.

Há um grande paradoxo no crescimento das redes sociais virtuais e na expansão de ferramentas como o MSN Messenger e outros programas de conversa em tempo real, sem falar nos celulares superequipados. Eles criaram múltiplas possibilidades de interação, permitindo aos jovens teclar com amigos do mundo todo. A comunicação dentro da família, no entanto, entrou em curto-circuito. Além da falta de intimidade com as tecnologias utilizadas pelos filhos, os pais dessa geração, que já nasceu conectada, reclamam do emaranhado de abreviações e sinais gráficos, que simplesmente exclui das conversas os mais velhos.

Não que esse seja um fenômeno do nosso tempo: desde sempre, os adolescentes buscaram a individualidade. “Faz parte do processo questionar os pais e buscar apoio nos amigos. Dentro do grupo, há códigos próprios de escrita, fala e modos de vestir. Quem não se lembra da língua do pê ou dos diários escritos em linguagem cifrada?” A diferença é que os jovens de hoje lançam mão de novas estratégias para isso. Mas não é aceitável que a tecnologia crie dificuldades intransponíveis de comunicação entre as gerações. O primeiro passo cabe aos pais: familiarizarem-se com as novidades.

Dicionário virtual

Conheça algumas das formas de comunicação mais utilizadas pelos adolescentes

naum = não
s = sim
fds = fim de semana
ctz = com certeza
:-)))) = muito engraçado
:-0 = estou chocada
m**m = tem alguém espiando
tc = teclar
X-) = estou com vergonha
pq = porque
(:-( = estou muito triste
gnt = gente
Tb = também
to lgd = tô ligado
d+ = demais
:-X = beijo pra você
:-P = mostrar a língua
eh = é

Fonte>Revista Claudia.


0 Diga uma coisinha!: